A iniciativa tem o objetivo de alavancar a produção artesanal de chocolate fino na região do Xingu
A região da Transamazônica e Xingu detém a maior parte da produção de cacau de todo o estado. No entanto, ainda falta um bril para que as autoridades governamentais reconheçam que de fato precisa ser dada à devida importância, tragam soluções e alternativas para tornar a produção do cacau um viés para fortalecimento da econômia geração de emprego e impulsionar a econômia do estado.
Investimentos em tecnologias e parcerias através do setor público com o privado, poderia ser uma das alternativas, outro fator importante e trazer soluções para as condições péssimas das estradas tornando inviável em muitos dos casos escoar as produções. Outra alternativa, seria a construção de indústrias para obsorve e transforma a matéria bruta em produtos finos capazes de ganhar o mercado nacional e internacional, tudo isso ainda é uma realidade distante que de fato precisa ser estudado com mais celeridade.
-No entanto, esse assunto vem ganhando raízes e proporções além das fronteiras do vale do Xingu.
A prefeitura de Altamira através da secretaria de Cultura e Turismo em parceria com os empresários locais vem trilhando um caminho para construir um alicerce visando a produção do chocolate fino na região que atualmente e a maior produtora de cacau no Norte do país.
Nesse sentido, a Prefeitura de Altamira iniciou o processo de capacitação para aprimorar pessoas na arte de se produzir chocolate finos. Dessa maneira, a Prefeitura vem contribuindo através de projetos e programas para construir uma base para que algo maior possa vir para região. Durante essa última semana foi iniciado a sétima turma do Curso de Chocolatier, que está integrado ao ‘Programa Fruto de Ouro’.
A iniciativa permite que produtores rurais se aperfeiçoe através do curso de Chocolatier com aulas teóricas e práticas, descobrindo desta forma a importância dos processos realizados para fabricação do chocolate de qualidade, desde a seleção do fruto, no momento da colheita na propriedade, até o beneficiamento do cacau, com a produção do chocolate artesanal 100% regional.
Meire Rodrigues tem uma propriedade na comunidade Itapuama, onde trabalha com produtos artesanais produzidos a partir do cacau. Ela é uma das integrantes da nova turma do projeto da Prefeitura de Altamira, e comemora por poder viver essa nova experiência.
“Muda muita coisa, já mudou [a minha visão]e eu tô com outras ideias de trabalhar com cacau. Nós que temos pequenas propriedades e poucos pés temos que aproveitar de tudo. Eu já aproveitava a folha, a casca, a sibira (película que envolve a amêndoa) do cacau, e a semente muito pouco, que é principal, e agora vou aproveitar muito mais, foi uma mudança radical e depois desse curso eu vou me tornar uma pessoa muito intelectual no mundo do chocolate, porque eu tô dando tudo de mim”, afirma produtora.
Essa iniciativa realisada pela Prefeitura de Altamira já permitiu que 46 produtores rurais pudessem ter acesso ao curso. A formação tem como principal objetivo especializar profissionais da região para a região, onde possam realizar a produção do próprio chocolate, de forma sustentável, garantindo melhor qualidade e aperfeiçoando a cadeia produtiva do cacau na região.
Clauremir Silva é morador do Travessão da Firma, e já participou do curso de Chocolatier. Nesta edição, levou as filhas para a 7ª turma.
“Hoje avalio que o curso foi 100%, porque a gente aprendeu desde a roça até a fabricação do chocolate e, devido a gente já trabalhar com a produção de cacau e amêndoa para vender avulsa, a Prefeitura nos disponibilizou esse curso para a gente ter mais um conhecimento técnico para a produção do cacau fino, e não somente vender a semente ou amêndoa, mas aperfeiçoar os produtos advindos da semente, como a manteiga e o achocolatado. Agora, após o curso, a gente já tem outra visão de agregar valor ao nosso produto, que é trabalhar diretamente com o chocolate fino, e os subprodutos”, relata o produtor.
Uma das filhas do produtor é Manoela Heloá, de 12 anos. A menina conta que a experiência está sendo enriquecedora. “Tô aqui para aprender a fazer chocolate e tudo o que a gente precisa para poder passar para as pessoas e poder vender”, fala empolgada a futura chocolatier.
Com turmas formadas por 10 alunos em cada edição, o projeto foi implementado pela gestão municipal de Altamira em julho do ano passado e segue até junho de 2024.
Para saber mais sobre o curso, inclusive informações de como se inscrever e participar, os interessados deve acessar o Site da Prefeitura de Altamira (altamira.pa.gov.br).
Informações Ascom ATM
Nenhum comentário: