Seo Services

Norte Energia investe em projeto de barco elétrico para contribuir com a mobilidade fluvial da Amazônia e descarbonizar rios

domingo, dezembro 08, 2024

Concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte pretende desenvolver embarcações a preços acessíveis para a população da região; Trabalho está sendo realizado por professores UFPA

 

Buscando dar um passo importante em direção à mobilidade fluvial da Amazônia e contribuir para a descarbonização dos rios, a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, iniciou um novo projeto para desenvolver barcos elétricos em escala comercial e a preços acessíveis para a população da região. Apelidado de Enguia, em alusão ao peixe-elétrico, o trabalho está sendo realizado por professores de Engenharia Naval Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os pesquisadores, que já atuaram em outros projetos da companhia para desenvolver embarcações elétricas, duas voadeiras e um catamarã, têm agora como missão construir uma voadeira elétrica nacional completa, bem como o sistema de carregamento elétrico, com bases flutuante e terrestre. Esse estudo é um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“O desafio é grande, mas a expertise que adquirirmos com os dois projetos anteriores nos garante a segurança que precisamos para darmos mais esse passo. Queremos tornar a tecnologia dos nossos barcos elétricos acessível a todos, de maneira que num futuro não muito distante possa ser uma realidade nos rios da região amazônica”, disse Sílvia Cabral, Diretora de Regulação e Comercialização da Norte Energia.

Há um mês, a companhia concluiu o projeto do primeiro barco elétrico da região, um catamarã que se integra a dois ônibus movidos a energia solar, formando o primeiro corredor verde da Amazônia. Eles circulam no campus da UFPA, em Belém. Juntos, os modais têm capacidade para transportar 2 mil pessoas por dia e evitar o lançamento de 161 toneladas de CO2 na atmosfera por ano, o que equivale a 30 carros populares circulando no mesmo período. Só o catamarã evitará a emissão, por ano, de 100 toneladas de gases de efeito estufa.

Desde maio, a primeira voadeira elétrica amazônica, o Poraquê I, está em atividade na operação da usina, em Altamira, no Pará. Com a medida, ao final de cada mês, a empresa calcula que, em substituição à embarcação tradicional a diesel, tenham deixados de ser consumidos cerca de 1.400 litros de combustíveis fósseis. Os professores da UFPA estão em fase final de testes do motor do segundo protótipo, o Poraquê II. As voadeiras transportam de seis a oito pessoas, têm velocidade média de 27 km/h e autonomia para percorrerem 40 km.

“Os nossos projetos de barcos elétricos podem proporcionar mudanças importantes na vida da população local, já que o custo com combustível para transporte compromete grande parte da renda das famílias. E enquanto promovemos a mobilidade fluvial na Amazônia, deixam de ser emitidas toneladas de gases de efeito estufa. Em 2019, quando começamos os projetos, não podíamos prever que seriam concluídos em um momento tão oportuno, às vésperas da COP 30. Estamos orgulhosos desse legado”, comemora Sílvia.

O catamarã e as voadeira elétricas também são projetos de PDI da Norte Energia, regulados ANEEL. A escolha desses trabalhos pela companhia se explica porque a maior bacia hidrográfica do mundo está localizada na Amazônia. Nessa região, os barcos a combustíveis fósseis representam o principal meio de transporte da população, especialmente nas comunidades ribeirinhas.

“Ambientalmente falando é uma embarcação que possui zero adição de gás carbônico, ela é totalmente elétrica, a energia que abastece as baterias é de usina fotovoltaica. Não utilizamos combustíveis, lubrificantes, o nível de ruídos é menor do que de uma embarcação comum. Então quando se fala de impacto ambiental ela é muito mais vantajosa do que a que funciona a combustão. Do ponto de vista social, o custo operacional é menor, não usamos gasolina, disponibilizando o transporte de forma mais acessível para população que pode facilmente recarregar as baterias sem custo de operação”, explicou o professor Emannuel Loureiro, Engenheiro Naval e pesquisador da UFPA.


Fonte: Norte Energia

Belo Sun mineração anuncia decisão Federal sobre CCU

segunda-feira, dezembro 02, 2024


A Belo Sun informa que a Justiça Federal de Altamira, julgou ação movida pela DPU e pela DPE em 2022, contestando o acordo firmado com o INCRA em novembro de 2021. O Juiz declarou o acordo nulo e sem efeito por motivos processuais.

A decisão afirmou que o Incra não havia concluído uma portaria necessária para publicar a desafetação da área da reforma agrária. Além disso, o Juiz rejeitou o pedido da DPU para anular o processo de licenciamento ambiental do Projeto Volta Grande (PVG) e excluiu a DPE do processo. A empresa avaliará todas as opções legais e continuará a trabalhar com o INCRA.

Comentando sobre a decisão do Tribunal Federal de Altamira, a Sra. Ayesha Hira, presidente interina e CEO da Belo Sun, disse: "Estamos ansiosos para trabalhar com o INCRA sobre os próximos passos após a decisão do Tribunal Federal de Altamira. Acreditamos que o projeto esteja estrategicamente posicionado para gerar benefícios significativos às comunidades vizinhas, agricultores locais, proprietários de terras e ao município como um todo.

Continuamos trabalhando para beneficiar a região e todas as partes interessadas enquanto buscamos avançar com o PVG."

Acordo com o INCRA

Uma pequena porção da área do PA Ressaca (menos de 4%) se sobrepõe aos títulos minerais da Empresa e será afetada pelo PVG. A empresa celebrou o acordo com o INCRA, Contrato de Concessão de Uso, em 26 de novembro de 2021, segundo o qual o INCRA se comprometia a ceder à empresa acesso a área impactada, em troca de apoio ao Incra para regularização fundiária de 4 assentamentos (PAS- Ressaca, Itata, Itapuama e Morro da Araras) com mais de 3000 assentados, oferta de fazenda com aproximadamente 1990 hectares para compensação da área impactada e assentamento de 25 famílias, doação ao, Incra de 2 camionetes 4X4, 4 GPS geodésicos, material de informática, entre outros benefícios.

Via: Belo Sun Corporation

Pará qualifica produção de chocolate na Rota do Cacau

segunda-feira, novembro 25, 2024

Workshop ocorreu em Altamira e possibilitou a troca de experiências e informações para o desenvolvimento da Rota de Integração Nacional do Cacau

O Pará é um dos maiores produtores de cacau do Brasil e faz parte da Rota de Integração Nacional, uma iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que estimula o desenvolvimento das cadeias produtivas. Para qualificar ainda mais essa produção, a cidade de Altamira recebeu quatro dias de workshop, com muita troca de experiências, para debater novas tecnologias e sustentabilidade. 

O coordenador-geral do Programa Rotas de Integração Nacional na Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Tiago Araújo, considerou que a agenda foi uma oportunidade de atualizar a carteira de projetos da Rota do Cacau no Estado, reestruturar seu comitê gestor e conhecer, pessoalmente, fábricas de produção de chocolate.

 “Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente algumas unidades de referência tecnológica do cacau, também unidades experimentais da Embrapa e da Universidade Federal do Pará. Discutimos, em todos os momentos, com produtores, associações, cooperativas, instituições estaduais, federais, e municipais e prefeituras parceiras”, destacou.

 


Temas como a estruturação do cacau e a promoção da cacauicultura na região transamazônica do Xingu foram amplamente abordados. O workshop também serviu para reestruturar o Comitê Gestor da Rota do Cacau no Pará e para visitar fábricas produtoras de chocolate. “Esse evento foi importantíssimo para a região de Altamira, pois estamos discutindo, principalmente, os principais gargalos que a cadeia do cacau apresenta. Fazer isso dentro da Rota do Cacau, que é de extrema relevância aqui para a região, é algo necessário”, destacou o professor Miguel Alves Júnior, da UFPA.

A agenda foi trabalhada de modo a trazer novas ideias e olhares para a região cacaueira e para toda a cadeia produtiva do cacau. A coordenadora da Rota no estado entre 2018 e 2024, Elisâgela Trzeciak, lembra que a Rota conseguiu colocar diferentes atores trabalhando com essa cadeia produtiva no território.

 “Conseguimos sentar com produtores para entender os desafios apresentados por eles e, juntos, buscarmos soluções. Desde 2018, o Comitê já teve diferentes projetos implementados e finalizados”, comemora Trzeciak. “Sem dúvida, agora a gente entra numa segunda fase da Rota do Cacau, muito mais amadurecida, muito mais qualificada e com novos objetivos e projetos”, acrescentou.

Os maiores do mundo

A produtora orgânica e proprietária de uma fábrica de chocolate, Giovana Lunelli avalia a oportunidade de integração a partir do workshop. “Um evento como esse é interessante porque integra todo mundo, todos os municípios da região transamazônica do Xingu. O Pará, hoje, é um dos maiores produtores de cacau do Brasil, e temos as melhores amêndoas do mundo, além de um dos melhores chocolates. Um evento como esse faz com que o Brasil e o mundo também nos conheçam”, compartilhou a empreendedora.

Elias Rodrigues, presidente da Copabam, cooperativa de produtores recém-criada, também vê no projeto do MIDR uma oportunidade de acessar novos lugares. “Já tivemos momentos aqui muito difíceis do cooperativismo na nossa região, na região da Transamazônica. Felizmente, agora, estamos recebendo um olhar mais cuidadoso, diferente, de outro ângulo. Esse encontro vai mudar a nossa vida”, finalizou Elias.

Integrante da Cooperativa Central de Produção Orgânica, Gidiel Oliveira, explica que o objetivo principal do grupo é trabalhar o cacau com amêndoas de qualidade e com certificação orgânica, tanto para o mercado nacional quanto internacional. “Estamos iniciando uma fase que é da verticalização para a industrialização do cacau, e entendemos que essas ações da Rota do Cacau, através do programa do Ministério, é uma ação fundamental para conduzir, gerenciar e direcionar as ações do governo federal”, defendeu Rodrigues.

O vice-prefeito de Vitória do Xingu, Rogério Pereira, comemorou a realização do workshop na região. “Para nós, é sempre uma satisfação estar acompanhando esses grandes eventos da Rota do Cacau, a qual Vitória do Xingu foi incluída recentemente. Poder colaborar com o crescimento e com o desenvolvimento dessa região, onde eu moro desde 1987, é muito especial”, comentou.



Rotas de Integração

As Rotas de Integração Nacional (ROTAS) são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Atualmente, o programa conta com 13 setores produtivos em 77 polos espalhados pelo País, em todas as regiões. São 20 estados atendidos pelo projeto e mais de 70 mil famílias beneficiadas.


Fonte: Governo Federal

Belo Monte celebra 5 anos de operação plena

quarta-feira, novembro 20, 2024

Usina atende 10% da demanda do país, colabora na reserva nacional de energia e em momentos de pico de consumo

A Norte Energia celebrou, nesta última terça-feira (19), cinco anos de operação plena da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, quando a 18ª Unidade Geradora foi colocada em funcionamento, consolidando Belo Monte como a maior usina 100% brasileira e a quinta maior do mundo. Produzindo energia limpa e renovável, a hidrelétrica tem capacidade de atender 60 milhões de pessoas, é responsável por suprir 10% da demanda do país e atua como uma bateria natural do sistema energético, ajudando na reserva nacional e em momentos alta demanda de energia.

Com capacidade instalada de 11.233,1 MW e garantia física média de 4.571 MW de geração de energia, Belo Monte permite a recuperação dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste durante períodos de alta geração. Mesmo diante dos efeitos do El Niño, que reduziu as chuvas na região Norte, a usina continuou a gerar energia de forma consistente nos horários de pico de consumo. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), Belo Monte foi responsável, sozinha, por garantir 12% da carga nacional em março desse ano.

O Complexo Belo Monte, composto pela Usina Hidrelétrica Belo Monte e a Usina Hidrelétrica Pimental, garante ainda 1.700 empregos diretos e indiretos na região e atua como o agente de desenvolvimento socioeconômico e sustentável no médio Xingu. Por exemplo, como consequência das melhorias levadas pela usina, o percentual de moradores abaixo da linha de pobreza em Altamira, de 25%, em 2010, (Censo IBGE) caiu para 3%, em 2023.

Agenda de descarbonização e foco no desenvolvimento sustentável

Para além da energia limpa e renovável, a concessionária de Belo Monte tem investido em uma série de iniciativas inovadoras, como o desenvolvimento de barcos elétricos, para promover a mobilidade fluvial sustentável na Amazônia. Estes projetos contribuem para a redução das emissões de CO2 e para a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas.

Através dos projetos de reflorestamento no Médio Xingu, utilizando mão de obra local, a empresa restabeleceu 2,4 mil hectares de floresta amazônica, o que representa 3 mil campos de futebol. Foram plantadas 1,5 milhão de mudas nativas e a meta da companhia é plantar 5,5 milhões de mudas, recuperando 7,6 mil hectares até 2045.

Desde o início da implantação de Belo Monte, em 2010, a Norte Energia investiu, até o momento, R$ 8 bilhões em ações socioambientais.




Fonte: Belo Monte

Hospital Regional da Transamazônica realiza cirurgia inédita em paciente infantil

sábado, novembro 16, 2024

Menina de 6 anos, diagnosticada com pneumonia, foi a primeira usuária da unidade de saúde do governo do Estado a passar pelo procedimento videotoracoscopia

O método menos invasivo evita infecções hospitalares e permite uma recuperação mais rápida dos pacientes.

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), no município de Altamira, que integra a rede de saúde pública estadual no oeste paraense, realizou pela primeira vez o procedimento decorticação pulmonar por meio de videotoracoscopia. Antes, esse tipo de cirurgia só havia sido feito de forma convencional.

Karla Gabrielle, 6 anos, moradora do município de Brasil Novo, na mesma região, a mais de 40 quilômetros de Altamira, foi a primeira paciente a passar pelo procedimento no HRPT. A menina apresentava desconforto respiratório, febre e sinais de infecção generalizada, e foi diagnosticada com pneumonia. Ela chegou a passar por atendimento em uma unidade de saúde em Brasil Novo, mas precisou ser transferida para o Hospital Regional.

Segundo Alfredo Abud, cirurgião pediátrico, o quadro de saúde da paciente era considerado "complicado". A cirurgia ocorreu devido a um encarceramento pulmonar, o qual é a formação de um tecido fibroso, o qual dificulta a expansão do pulmão devido à infecção gerada por secreções.

Médico Alfredo Abud fez a cirurgia no Hospital da Transamazônica

“Foi realizada inicialmente a drenagem de tórax do lado direito, para retirada da secreção purulenta na pleura, e uso de antibióticos injetáveis. A criança apresentou melhora após as medidas iniciais, porém o pulmão direito ficou colapsado. Não conseguia expandir por conta do processo infeccioso”, explicou o médico responsável pela cirurgia.

Tranquilidade - A paciente ficará em recuperação na unidade, sob os cuidados de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais.

“Eu fiquei desesperada no início porque, em casa, a minha filha gritava de dor, sentia dificuldade para respirar, e graças a Deus ela já foi operada e está bem. Agradeço a todos que estão cuidando dela. Também fico mais tranquila porque a gente não precisou se deslocar para uma cidade longe. Quero que a minha filha se recupere logo para gente ir para casa”, disse Vitória Cruz, mãe de Karla.

De acordo com Yara Gomes, coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico, a equipe se empenhou no procedimento inédito. “A nossa maior preocupação é garantir as cirurgias seguras aos nossos usuários. Tanto que a meta 4 é considerada uma das metas internacionais de segurança do paciente, regra estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A equipe de Enfermagem sempre participa dos treinamentos com o apoio do Núcleo de Qualidade e Núcleo de Educação Permanente. Isso, com certeza, melhora a eficiência dos colaboradores e, consequentemente, na organização e aplicação dos processos criteriosos do Centro Cirúrgico”, explicou a coordenadora.

Rápida recuperação - Videotoracoscopia é uma cirurgia que permite visualizar, por meio de equipamentos, o interior dos órgãos no tórax e o espaço pleural, com o uso de um tubo com uma microcâmera. Os médicos ressaltam que o procedimento é considerado minimamente invasivo, ao contrário das cirurgias convencionais.

De acordo com Leonardo Rodrigues, diretor Técnico do Hospital da Transamazônica, esse tipo de cirurgia representa mais um avanço para a segurança dos pacientes da região. "A cirurgia convencional é considerada mais invasiva, e o paciente se torna mais vulnerável a possíveis complicações, como sangramentos e infecções, além do maior tempo de recuperação e internação. Em contrapartida, quando utilizamos a cirurgia assistida, a segurança é maior, possibilitando a redução desses riscos”, reiterou o diretor.

O Hospital Regional Público da Transamazônica é gerenciado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).


Fonte - Ascom/HRPT

 

Altamira se prepara para 3° edição da conferência do Meio Ambiente

segunda-feira, novembro 11, 2024

A Cidade de Altamira, mais uma vez é palco da, 3° Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA). Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (SEMMA), o evento reúne comunidade, governo e organizações para discutir e propor soluções para questões ambientais, como resíduos, conservação e mudanças climáticas. As ideias discutidas ajudam a formular políticas públicas e conectar o município a estratégias ambientais estaduais e nacionais.

A 3ª Conferência (CMMA) visa analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade local, e eleger pessoas delegadas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), nos termos da Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nº 1.079 de 10 de junho de 2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), e tem como tema “Emergência Climática – O desafio da transformação ecológica”.

A conferência terá 5 eixos, sendo eles:

Eixo 1: Mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa
Eixo 2: Adaptação e preparação para desastres – prevenção de riscos e redução de perdas e danos
Eixo 3: Justiça climática – superação das desigualdades
Eixo 4: Transformação climática – descarbonização da economia com maior inclusão social
Eixo 5: Governança e Educação Ambiental – participação e controle social.

A 3° Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA) vai acontecer nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Eventos Vilmar Soares, com programações nos turnos matutino e vespertino.

Confira a agenda do evento:

21 de novembro
7h30-9h: Recepção dos participantes, credenciamento e coffee break
8h-10h30: Plenária para Leitura e Defesa das Propostas / Breve apresentação dos candidatos / Coffee Break
9h-10h: Abertura / Mesa de autoridades / apresentação da programação / Leitura e aprovação do regulamento
10h-12h: Palestras dos eixos temáticos
12h-14h: Intervalo do almoço
14h-16h: Divisão dos GTs por Eixo Temático e inscrição de candidaturas para Delegação Estadual
16h-18h: Priorização das propostas por Eixo Temático

22 de novembro
8h-10h30: Plenária para leitura e defesa das propostas / Breve apresentação dos candidatos / Coffee break
10h30-12h: Eleição de pessoas delegadas e encerramento

A Conferência é uma ação da Prefeitura de Altamira - PMA, destacada pela redução de mais de 60% no desmatamento em Altamira entre os anos de 2021 e 2023. Entre os principais projetos, o “Refloresta Altamira” pretende recuperar mais de 400 hectares de áreas degradadas com o plantio de árvores nativas da região. O ‘Plano de Arborização’ que já resultou no plantio de mais de 2 mil mudas de árvores em vários bairros de Altamira. Além da realização de três edições do ‘Concerto Ambiental’, um dos maiores eventos de debates ambientais do Estado.


Fonte: Ascom/PMA

Saiba tudo sobre os pórticos inspirados no Arco do Triunfo construídos em Altamira

sábado, novembro 09, 2024


Os portais construídos nas duas extremidades trouxeram uma visão receptiva aos visitantes que chegam a Altamira. Com uma arquitetura inspirada no Arco do Triunfo de Paris, os portais arqueados na BR-230, hoje embelezam e dar um charme com traços europeus lembrando as arquiteturas portuguesas presente em todo o estado.

Os portais que estão localizados nas entradas da cidade possuem a frase que descreve a grandeza do Município: “Altamira o maior município do Brasil em extensão territorial”. Postos em locais estratégicos, justamente pela B-230, o acesso principal onde os visitantes tem acesso à cidade. Localizado no bairro Bonanza, outro no Bairro Cidade Jardim, são valorizados pelos monumentos turísticos que chamam atenção de quem passa. Visando contribuir com o fomento do Turismo da cidade e região, a obra foi executada pelas Secretarias de Planejamento e de Turismo do município.

 

Possuindo 15 metros de largura cada e mais de 10 metros de altura, a ordem de serviço para construção dos portais foi assinada na noite de 23 de abril. E ainda conforme o Portal da Transparência da Prefeitura de Altamira, informa que os monumentos custaram cerca de R$ 1.135.077,59, já incluso a contratação da empresa especializada, fornecimento de equipamentos, mão de obra e material. 

ads 728x90 B
Tecnologia do Blogger.